Aproximadamente 50 professores da educação infantil, da Prefeitura de Manaus, que lecionam nas creches municipais e Centros Municipais de Educação Infantil (Cmei), localizados na zona Sul da cidade, participaram, nesta sexta-feira, 15/9, da formação de “Musicalização com Scratch Jr.”. O encontro aconteceu no auditório da Divisão Distrital Zonal (DDZ) Sul, na avenida Maceió.
Essa é a última formação para os professores da Secretaria Municipal de Educação (Semed), da educação infantil, com programação do Scratch Jr., voltado para crianças de até 7 anos, onde eles podem programar seus próprios jogos e histórias interativas. Nesse processo, eles aprendem a resolver problemas, criam projetos e se expressam criativamente por meio do computador.
As oficinas são para trabalhar os fundamentos da musicalização e sonorização, que é o tema deste ano “Narrativas Sonorizadas”. De acordo com a formadora do Projeto do Clube de Linguagem e Programação e Robótica (Procurumim), Luana Batista, esses momentos de encontros servem para que os professores desenvolvam projetos com as crianças que serão apresentados na Exposição de Ciências, Robótica, Educação Ambiental, Tecnologia e Inovação (Expocreati), da Semed, que acontece em novembro.
“Essa oficina é voltada para o movimento e ritmo, que são utilizados no aplicativo Scratch Jr., onde as crianças aprendem noções básicas de programação e criam historinhas com o objetivo de resolver algum problema. Elas participam criando desenhos, histórias ou colocando vozes nos personagens. Esses projetos serão apresentados na Expocreati”, explicou Luana.
Dez Cmeis devem apresentar os projetos desenvolvidos na Expocreati. A professora da creche municipal Magdalena Arce Daou, Margarida Moura, está desenvolvendo o projeto “Festa na Floresta” com as crianças do maternal 3.
“Nosso projeto é voltado para as diferenças que encontramos na nossa creche, crianças que têm algum tipo de deficiência. Então criamos uma história onde alguns animais não conseguem participar de uma festa que acontece na floresta e todos juntos tentamos resolver esse problema. Com a ajuda das crianças, colocamos músicas e vozes na história”, disse a professora.
As professoras também dançaram durante a oficina, com coreografias onde é necessário ter atenção na lateralidade. “É muito importante que a gente trabalhe música com as crianças, elas aprendem sobre lateralidade e ritmos. Assim, adquirem espontaneidade e se tornam cidadãos mais seguros. É uma atividade que parece brincadeira, mas é de extrema importância para as crianças e até para os professores, que ficam mais próximos dos alunos”, comentou Gracileide Mota, professora do Cmei Juracy Freitas Maciel.
Expocreati
A 5ª edição da Expocreati acontece nos dias 22, 23 e 24 de novembro deste ano, no Centro de Convenções do Amazonas Vasco Vasques, na avenida Constantino Nery, zona Centro-Sul, e tem o objetivo de incentivar e estimular o envolvimento e a prática da ciência e tecnologia na população manauara, desenvolvidas por professores e estudantes de escolas municipais, que fazem parte da Feira Municipal de Ciências Tecnologia e Educação Ambiental, do projeto Procurumim: Letramento em Programação e Robótica e do Colóquio da Cultura Digital, integrando a Semana Municipal da Ciência, Tecnologia e Inovação.