Como parte do fortalecimento da agricultura familiar nos nove polos agrícolas de Manaus, o prefeito David Almeida realizou, na manhã desta terça-feira, 15/8, a abertura do evento “Dia de Campo Manaus + Agro 2023”, na Fazenda Experimental, da Universidade Federal do Amazonas (Ufam), localizada no quilômetro 38, BR-174. A ação foi coordenada pela Secretaria Municipal de Agricultura, Abastecimento, Centro e Comércio Informal (Semacc), e contemplou quase 800 agricultores de diferentes polos rurais da capital amazonense.
Durante o evento, David Almeida destacou o intuito de levar ainda mais investimentos e conhecimento aos produtores da capital, que têm recebido incentivos e fomentos da prefeitura, gerando mais empregos e renda.
“Nós queremos fortalecer essa cadeia produtiva, queremos investir cada vez mais, entregando implementos agrícolas, entregando insumos, e também fortalecendo o apoio científico com a Ufam. Essa parceria vai fazer com que a gente possa preparar os jovens para serem técnicos agrícolas, melhorando a produção, para ser escoada na grande Manaus”, acentuou o prefeito.
Com uma programação especial, nunca antes realizada, a ação foi sucesso de público e contou com diversas atividades voltadas para a agricultura familiar, como palestras com técnicos e agrônomos renomados na área de cultivo de maniva, do café, suinocultura, piscicultura e mandicultura. Um dos momentos mais esperados foi a palestra do agrônomo especialista em maniva, Benedito Dutra, natural do Estado do Pará, que veio, especialmente, para dividir seus conhecimentos com o público presente.
“Dividir meus conhecimentos com esses agricultores sedentos de conhecimento me deixou muito feliz e com a sensação de dever cumprido. As perguntas e as trocas de experiência nos fortalecem. Poder falar sobre a cultura da maniva para um público que vai colher e produzir produtos derivados da mandioca é sempre muito produtivo”, frisou Dutra.
De acordo com o titular da Semacc, Wanderson Costa, a palestra com o especialista era bastante aguardada, pois a prefeitura está, pela primeira vez, trabalhando o fomento da maniva, incentivando a agricultura familiar em todos os polos agrícolas da capital.
“Estou muito feliz em poder, junto com o prefeito David e nossa equipe de agro, trocar experiência e conhecimento com todos os participantes. Pude dividir, de forma muito positiva, as técnicas do plantio e cultivo desde a maniva até a mandioca sendo colhida. A palestra do Dutra foi espetacular e muito profissional”, disse Costa.
A Semacc tem incentivado a agricultura familiar em todos os nove polos agrícolas da capital. Somente na primeira etapa da entrega e fomento da maniva, mais de cinco hectares começam a receber a cultura, com o propósito de colher mais 100 toneladas da raiz de mandioca, gerando mais emprego e renda.