Mais previsões: Tempo em Rio de Janeiro
Pesquisar
Close this search box.

Prefeitura realiza aula inaugural do ProJovem Urbano 2023 na rede municipal de ensino

A Prefeitura de Manaus, por meio da Secretaria Municipal de Educação (Semed), realizou, nesta terça-feira, 18/7, a aula inaugural do Programa Nacional de Inclusão de Jovens (ProJovem Urbano), ação do governo federal voltada para jovens alfabetizados que ainda não concluíram o ensino fundamental. O evento ocorreu no auditório Luiz Geraldo Pontes Teixeira, na sede da Semed, avenida Mário Ypiranga Monteiro, Parque 10, zona Centro-Sul.

O programa é destinado a jovens de 18 a 35 anos, com objetivo de proporcionar a certificação do ensino fundamental com formação integral, qualificação profissional inicial (nos Arcos Ocupacionais de Alimentação e de Saúde), com participação em ações coletivas de interesse público (Participação Cidadã), em 18 meses ininterruptos.

Na abertura da solenidade, a secretária municipal de Educação, Dulce Almeida, incentivou os estudantes do programa e deixou bem claro que a Semed dará todo o suporte para eles. “Vocês são pessoas de muita coragem, o futuro de vocês é agora, não desistam, persistam, contem com os professores, com nossa secretaria, porque temos um olhar muito especial e um carinho muito grande por esse programa, com essa ação que traz dignidade e transforma vidas. Então, continuem firmes e contem sempre conosco”, frisou.

Na rede municipal de ensino, a iniciativa será desenvolvida em sete núcleos-escolas municipais, nas diversas zonas da cidade de Manaus, por meio de material didático próprio, metodologia integrada e integradora, com atividades que fazem parte do cotidiano, além de sala de acolhimento para os filhos dos estudantes que tenham de 0 a 8 anos.

O ProJovem Urbano é coordenado, nacionalmente, pela Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização, Diversidade e Inclusão (Secadi), do Ministério da Educação (MEC), por intermédio de entes executores, como as secretarias estaduais e/ou municipais de Educação, em âmbito local, como política pública da modalidade EJA.

Os alunos, além de acesso às aulas normais para conclusão do ensino fundamental, vão ter acesso a cursos profissionalizantes e formação cidadã, segundo a coordenadora do ProJovem Urbano em Manaus, Magna Collyer.

“Nesta edição, teremos disponíveis 1.502 vagas, distribuídas em sete escolas, uma por região, com cinco turmas de 200 alunos. O curso é todo integral, do ensino fundamental todos os dias, mais qualificação profissional e a participação cidadã. Todas elas se integram. E, no final, todos os alunos receberão um certificado na área de saúde ou de alimentação. Na área da Saúde, por exemplo, eles serão habilitados a trabalhar em laboratórios de análise, administração hospitalar, recepcionista de consultório odontológico e médico”, explicou Magna.

Além disso, os alunos ainda serão encaminhados para estágios, com empresas da cidade credenciadas, a depender da disponibilidade de horário e do rendimento dos estudantes.

Um dos participantes dessa edição é o tapeceiro Antônio Soares Filho, 36 anos. Ele estuda na escola municipal Rodolfo Valle, situada no bairro Redenção, zona Centro-Oeste.

Há mais de dez anos sem estudar, Antônio decidiu retornar aos estudos para fazer um curso superior. “A decisão de reiniciar foi difícil, mas agora não pretendo parar. E meu estímulo para isso foi a pretensão de concluir o ensino médio mais à frente, para poder cursar uma graduação. Mas uma coisa de cada vez, porque determinação não falta”, destacou.

RELACIONADOS