A Prefeitura de Manaus, por meio do Conselho Municipal de Assistência Social (Cmas), realizou, nesta sexta-feira, 27/1, a oficina de capacitação “Chá com o Suas”, voltada para as Organizações da Sociedade Civil (OSCs) atuantes na cidade.
Com o objetivo de capacitar os técnicos e assistentes sociais que atuam na execução de programas, projetos e serviços em suas organizações sociais e da rede complementar do Sistema Único de Assistência Social (Suas) no município de Manaus, o evento recebeu mais de cem profissionais no Parque Municipal do Idoso, localizado no bairro Nossa Senhora das Graças, zona Centro-Sul.
“Nosso objetivo é sempre o usuário final, aquele que está na ponta do serviço, que está vulnerável e que tem muitos de seus direitos violados. Quando promovemos ações de capacitação para OSCs, garantimos um atendimento mais amplo e qualificado para esse usuário, seguindo a determinação do prefeito David Almeida, de proporcionar uma experiência mais humanizada e próxima da população”, destacou Eduardo Lucas, titular da Secretaria Municipal da Mulher, Assistência Social e Cidadania (Semasc).
Durante a oficina, foram debatidos os temas “Legislação aplicável à execução da política de Assistência Social” e “Plano de Ação que identifica os programas, projetos e serviços ofertados”, em que os assistentes sociais presentes puderam ainda participar da elaboração de um plano de ação para tratar das problemáticas apresentadas.
De acordo com Paulo Lamego, presidente do Cmas, além do controle social, é dever do conselho manter todos os profissionais envolvidos na execução da Política Municipal de Assistência Social devidamente atualizados e preparados tecnicamente para que seja prestado um serviço de qualidade aos usuários da Rede de Proteção.
“Convocamos hoje todos esses profissionais, para que participassem desse processo de atualização de conhecimento, necessário para a aplicação da legislação vigente”, explicou o presidente.
A assistente social Raimara Frota, do Amigos do Autista no Amazonas (AMA), atende atualmente mais de 50 usuários na organização e enfatizou a importância da comunicação contínua entre o poder público e as OSCs. “A expectativa para hoje era muito grande para todos nós. Esses momentos levam ao usuário em geral, não apenas um atendimento melhor, mas uma viabilização maior no acesso aos direitos desse usuário”, finalizou.