Mais previsões: Tempo em Rio de Janeiro
Pesquisar
Close this search box.

Prefeitura de Manaus realiza workshop para idosos atendidos pelo Cras

Em alusão ao Dia Internacional da Pessoa Idosa, celebrado no dia 1º/10, a Prefeitura de Manaus, por meio da Secretaria Municipal da Mulher, Assistência Social e Cidadania (Semasc), deu continuidade, nesta quarta-feira, 18/10, às atividades do 1º Workshop do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos, com oficinas e atrações musicais sendo oferecidas à população idosa atendida pelos Centros de Referência de Assistência Social (Cras) das zonas Centro-Sul e Sul da capital.

Iniciado na terça-feira, 17/10, o workshop tem o objetivo de promover uma programação rica em qualificação e lazer aos grupos do serviço de convivência atendidos pelos 20 Cras administrados pela gestão municipal em todas as zonas da cidade. O segundo dia do evento ocorreu no Centro Estadual de Convivência do Idoso (Ceci), do bairro Aparecida, na zona Centro-Sul.

“Esse é um projeto fundamental para a Prefeitura de Manaus, no que diz respeito a demonstrar para a população a preocupação da gestão com as mulheres, as crianças e os idosos atendidos pelo nosso Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos. Passamos pouco mais de dois anos em uma pandemia que forçou muitos a permanecerem dentro de suas casas, de suas realidades, muitas vezes, marcadas pela vulnerabilidade social, então é muito importante que retornemos ao nosso fluxo de trabalho e o intensifiquemos em prol dessas famílias”, afirmou a diretora de Área de Proteção Social da Semasc, Aninha Nascimento.

Durante a manhã de atividades, foram realizadas oficinas de artesanato, confecção de bijuterias e aulas de dança, além de uma apresentação musical, comandada pela cantora Maria Vanessa. De acordo com Josieth Araújo, gerente do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos, a iniciativa, além de pioneira, consolida o trabalho já realizado pelo serviço dentro da Proteção Social Básica do município.

“É uma programação pensada especialmente com o lazer e a interação social desses idosos em mente, trazendo também a questão da qualificação em único espaço de fácil acesso. O que estamos fazendo com esse workshop é pegar o trabalho que já realizamos, diariamente, com os grupos do serviço de convivência e aumentar seu escopo, reunindo diferentes grupos, suas diferentes vivências, e estimulando, ainda mais, a socialização e o fortalecimento de vínculos dessas pessoas”, explicou.

Aposentada referenciada no Cras Cachoeirinha, Graça Benedeto, de 72 anos, participou do workshop e agradeceu à prefeitura pela realização do evento. “Estou achando tudo maravilhoso e creio que deveriam realizar mais eventos como este ao longo do ano, pois é muito legal mesmo! Já dancei bastante e já conversei muito com as minhas amigas, então é tudo de bom, só tenho a agradecer”, destacou.

A programação do 1º Workshop do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos continua nos dias 19 e 20/10, nos Centros de Convivência da Família Magdalena Arce Daou, na zona Oeste, e Padre Pedro Vignola, na zona Norte, oferecendo mais oficinas e atividades lúdicas aos grupos atendidos pelos equipamentos socioassistenciais de cada zona.

RELACIONADOS