Mais previsões: Tempo em Rio de Janeiro
Pesquisar
Close this search box.

Prefeitura de Manaus promove atividades no Dia Mundial de Prevenção ao Suicídio

Profissionais da rede de atenção psicossocial da Prefeitura de Manaus promoveram, na manhã desta sexta-feira, 10/9, atividades de conscientização sobre saúde mental, na Escola de Tempo Integral Drª. Zilda Arns Neumann, no bairro Nova Cidade. A ação foi parte da programação do Setembro Amarelo, e destacou o Dia Mundial de Prevenção ao Suicídio. Durante todo o mês, as unidades de atendimento da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa) estarão realizando palestras, encontros, rodas de conversa entre outros recursos, para envolver a comunidade na discussão do tema.

O atendimento psicossocial é disponibilizado pela Semsa, durante todo o ano, nos Centros de Atenção Psicossocial e em unidades de saúde da rede municipal. Em setembro, toda a estrutura da secretaria é mobilizada nas ações de prevenção ao suicídio.

“O suicídio é um problema grave, de saúde pública, cuja prevenção precisou ser reforçada nesse período de pandemia. Nossas equipes estão prontas para acolher a quem precisar de ajuda. Nós orientamos a quem esteja passando por algum desconforto psicológico, que procure nossas unidades e Centros de Atenção Psicossocial, Caps, para ser atendido o mais rápido possível”, destacou a secretária de saúde do município, Shádia Fraxe.

A ideia de envolver estudantes do ensino médio na discussão do tema considerou a alta incidência de tentativas de suicídio e até mesmo a conclusão do ato, entre a população jovem.

“Quisemos chegar até eles para mostrar caminhos pelos quais podem ter ajuda, caso precisem. Temos toda uma estrutura que envolve o programa Saúde na Escola, programas de nutrição e o Caps Infantojuvenil, voltada para estimular a valorização da vida”, explicou a técnica de saúde mental do Disa Norte, Sheila Anjos.

A aluna Natálya Costa classificou como muito importante a iniciativa da prefeitura. “Foi muito interessante essa interação com os alunos, porque além de ajudar a muitos que precisam, mas não falam sobre isso, dá a oportunidade de sabermos onde e quando buscarmos orientação”, comentou.

Servidores

Ainda como parte da programação, a Divisão de Qualidade de Vida no Trabalho, do Departamento de Gestão do Trabalho e Educação da Semsa, promoveu atividades e palestras aos servidores da secretaria, voltadas à importância da saúde mental e da valorização da vida.

Uma das palestras teve como tema “Ouvir para cuidar”. Nela, a psicóloga Luciana Lopes, diretora do Caps Benjamin Mathias Fernandes, da Semsa, destacou a importância do diálogo na prevenção ao suicídio.

“O suicídio é um problema de saúde pública que precisa ser debatido, porque 90% dos casos são preveníveis. Só que, para isso, precisamos conversar sobre o assunto. O mês de setembro é o mês no qual falamos sobre o tema e durante o qual discutimos a valorização da vida. Nós, profissionais de saúde, estamos à disposição para escutar as pessoas e poder ajudá-las”, disse.

RELACIONADOS