A Prefeitura de Manaus, por meio da Fundação Municipal de Cultura, Turismo e Eventos (Manauscult), participou desta sexta-feira, 21/10, da cerimônia de encerramento da 11ª edição da Brazil Travel Market (BTM), o maior evento B2B do turismo brasileiro, que aconteceu no Centro de Convenções do Ceará, no Nordeste do país.
Durante dois dias de programação, Manaus mostrou vantagens competitivas para visitantes, agências de turismo e expositores. Cerca de cinco mil pessoas passaram pela exposição.
“É a primeira vez que Manaus começa a participar das feiras nacionais, então é uma conquista do mercado, é um posicionamento da marca ‘Manaus’ nesse trade que é supercompetitivo. Aqui, nós temos o mundo inteiro e o mundo inteiro está aqui dentro se vendendo, se promovendo. Então, é o começo do posicionamento de Manaus no mercado”, disse a vice-presidente da Manauscult, Oreni Braga.
Arquipélago de Anavilhanas, encontro com tribos indígenas e as cachoeiras de Presidente Figueiredo foram alguns dos destinos mais citados pelos visitantes como pontos para conhecer, além da cidade de Parintins, distante a 369 km de Manaus, que é palco do maior festival folclórico do mundo com os bois-bumbás Caprichoso e Garantido.
A gastronomia regional também teve um grande destaque no estande. Uma degustação de carpaccio de pirarucu defumado e farinha uarini levaram um pouco do paladar amazônico para países do Oriente Médio e do Continente Europeu.
Para o chef de cozinha, Cláudio Procópio, a experiência de vivenciar outras culturas por meio da culinária durante a BTM é engrandecedor. “O estande de Manaus foi a sensação, filas e mais filas. Apresentamos aqui uma farofinha da farinha uarini com ervas da Amazônia e o pirarucu defumado que o povo amazonense ama comer. A agência de Israel veio aqui e para mim foi uma experiência fantástica”, completou Procópio.
Brazil Travel Market
A BTM tem como objetivo reunir e promover a integração do setor de viagens e turismo, além de oferecer novos produtos ao mercado.
O público principal são agentes e operadores de viagens com caravanas de todo o Brasil, bem como Hosted Buyers internacionais. Além dos agentes e operadores de viagens, o evento tem como perfil de público órgãos de Turismo, governos municipais, estaduais e federal, associações de classe da indústria do Turismo, imprensa especializada e outros players do trade.