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Live discute mudanças no ensino em razão do coronavírus

A série de lives da Prefeitura de Manaus “Educação pós-Pandemia” foi encerrada nesta quarta-feira, 12/8, com o bate-papo sobre “Educação e Tecnologia – Ensino Híbrido”, que destacou as mudanças no ensino em razão do novo coronavírus.

A transmissão foi mediada pela secretária municipal de Educação, Kátia Schweickardt, e contou com a participação o pesquisador do Massachusetts Institute of Technology (MIT) Media Lab e diretor da Rede Brasileira de Aprendizagem Criativa, Leo Burd, e o coordenador de Telecentro do Cemeja Samuel Isaac Benchimol, Zevaldo Sousa.

Para a secretária Kátia Schweickardt, a série de lives foi uma ótima experiência para a Semed, que trabalha com um projeto de gestão, permitindo novas experiências, vencendo desafios, e integrando docentes e a área administrativa do órgão, contribuindo para uma educação pública de mais qualidade.

“Esses muitos aprendizados foram fundamentais para enfrentarmos com muita coragem, ousadia e agilidade na urgência esse momento tão duro de pandemia. E assim desenvolvemos uma série de estratégias educativas para o enfrentamento da Covid-19 com toda nossa trajetória, cheia de vários aprendizados e, claro contando sempre com o apoio e incentivo do prefeito Arthur Virgílio Neto”, pontuou a secretária.

Durante o bate-papo, Kátia apontou que a educação não é apenas transmissão, algo que ficou visível durante a pandemia, mas interação. “Criatividade, inovação e tecnologia não são exatamente sinônimos, ser inovador também está ligado a motivar os outros a desenvolver suas habilidades”, completou.

Leo Burd, que trabalha justamente com aprendizagem criativa, apontou que além de olhar para experiências exitosas externas ao seu ambiente, uma das grandes oportunidades que esse momento ofereceu foi a de olhar para casos locais de sucesso que pudessem servir de inspiração e serem divulgados amplamente.

“O legado que nós temos é que o nível de engajamento de todos com a educação aumentou e seria uma pena se depois do fim da pandemia houvesse um retrocesso e nós voltássemos para a fórmula anterior”, explicou.

Casos de sucesso

O professor Zevaldo Sousa, que trabalha no Cemeja, explicou como funciona o ensino híbrido na sua unidade de ensino e apontou que, trabalhar com tecnologia é um desafio e que requer atenção sempre.

“Ficaram escancaradas algumas dificuldades que, tanto professores quanto alunos têm para lidar com certas tecnologias. Uma das soluções que encontramos foi criar uma plataforma onde pudéssemos compartilhar iniciativas e dificuldades”.

Acesse

Todas as lives estão disponíveis no canal da Semed, no YouTube. Os temas dos encontros anteriores foram “Aprendizados na Educação Integral” e “Engajamento Familiar”.

Texto – Érica Marinho / Semed

Foto – Ingrid Anne / Semed

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