O ex-governador José Melo (Pros) relembrou a campanha vitoriosa de 2014, quando foi reeleito governador do Amazonas com a maioria dos votos válidos, no segundo turno contra o senador Eduardo Braga (MDB). Melo é pré-candidato a deputado estadual pelo Amazonas.
Após o fechamento das urnas em 2014, José Melo foi reeleito com 93% das urnas apuradas, o candidato teve 55,77% dos votos válidos.
José Melo recebeu 869.992 votos contra 696.465 do segundo colocado o emedebista Eduardo Braga.
Na eleição daquela época, 1.722.286 eleitores compareceram às urnas onde foram registrados 1.566.457 votos válidos.
Educação
Após ser eleito, Melo disse durante entrevista que a prioridade do seu governo seria a educação. “Vai ser a âncora do nosso governo. A partir dela, vamos enfrentar todos os problemas do estado”, declarou Melo.
José Melo, de 76 anos, é economista formado pela Universidade Federal do Amazonas (Ufam). Ele foi deputado federal duas vezes, em 1994 e em 1998. Em 2002, elegeu-se deputado estadual.
Melo já atuou como delegado do Ministério da Educação e Cultura, foi secretário de Educação e Cultura e secretário Municipal de Educação. Também esteve à frente do Instituto de Desenvolvimento Agropecuário do Amazonas (Idam), da Secretaria de Estado de Coordenação do Interior (Seint) e da Sociedade de Navegação Portos e Hidrovias do Amazonas (SNPH).
Em 2006, José Melo assumiu a Secretaria de Governo do Amazonas (Segov). Em abril de 2014, Melo assumiu o cargo de governador após a desincompatibilização de Omar Aziz, de quem era vice-governador.
Aleam
José Melo é pré-candidato a uma das 24 cadeiras da Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam). No Parlamento Estadual, ele pretende apresentar uma nova Matriz Econômica Ambiental para o Estado focada no desenvolvimento de projetos voltados para as riquezas naturais do Amazonas, tais como a piscicultura, fruticultura, fármacos, cosméticos, entre outros.
A proposta de crescimento econômico para a região é uma alternativa para a Zona Franca de Manaus.