O Instituto de Pesos e Medidas do Amazonas (Ipem-AM), órgão estadual do Governo e delegado do Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro), manteve ontem (11/02) a Certificação ISO 9001, versão 2015, após auditoria de manutenção semestral realizada pelo auditor Wilson Bury da British Standards Institution (BSI), certificador do Sistema Internacional ISO.
Para o diretor-presidente do Ipem-AM, o engenheiro Márcio André Brito, o resultado da auditoria foi valioso e demonstra o reconhecimento de uma gestão comprometida em atender as normas do sistema ISO. ”É mais uma conquista para o Governo do Amazonas, que, por meio do Ipem, garante a qualidade contínua dos serviços oferecidos à sociedade amazonense, no âmbito da metrologia legal, pesquisas científicas e avaliação da conformidade”, destacou Brito.
A certificação do Ipem abrange os serviços de metrologia e avaliação da conformidade no Amazonas, atividades delegadas do Inmetro, serviços de calibração de equipamentos de monitoramento e medição de uso comercial e industrial e de arqueação de tanques em todo o território nacional. Na atual gestão, já foram realizadas mais de 40 auditorias internas e externas visando atender a conformidade do sistema ISO.
A norma ISO 9001:2015 – Em junho de 2018, ocorreu a transição da ISO 9001:2008 do órgão, para a ISO 9001:2015, que está em vigor desde outubro do mesmo ano, com objetivo de substituir a versão 2008, concedendo um prazo de três anos para a transição. A auditoria de manutenção acontece duas vezes ao ano para validar o Sistema de Gestão de Qualidade (SGQ). A primeira foi realizada no Ipem-AM em setembro de 2018, e com a aprovação desta segunda auditoria, em 2019, o órgão garante a continuidade da certificação Norma ISO 9001:2015.