Mais previsões: Tempo em Rio de Janeiro
Pesquisar
Close this search box.

Governo do Estado recebe agradecimento na celebração do aniversário do imperador do Japão

Em comemoração ao aniversário de 63 anos do imperador do Japão, Naruhito, no dia 23 de fevereiro, foi realizada na sexta-feira (03/03) uma celebração no Hotel Quality, na qual o Governo do Amazonas recebeu agradecimento pelo respeito e valorização da cultura japonesa e parcerias em setores como educação e economia.

A cerimônia, que contou com a presença do vice-governador do Estado, Tadeu de Souza, que representou o governador Wilson Lima, é a primeira desde que o imperador assumiu em 2019, pois a pandemia da Covid-19 impossibilitou a realização do evento nos anos anteriores.

“Hoje venho aqui representar o governador Wilson Lima e reconhecer a importância da valorização dessa cultura tão marcante em todo o Amazonas. Vocês são responsáveis por uma parte extremamente relevante da movimentação da economia no nosso estado, assim como a geração de empregos no Polo Industrial. Gratidão e parabéns por essa linda festa, que nos fala muito sobre respeito e valorização”, enfatizou o vice-governador, Tadeu de Souza.

A cultura japonesa é presente no Amazonas há quase um século, desde a chegada dos primeiros imigrantes, posteriormente na Zona Franca de Manaus, que abriga grandes empresas japonesas como a Moto Honda, Yamaha, Panasonic, Sony, Sanyo e Pioneer. E na educação, o Governo do Estado tem garantido investimentos para a Escola Estadual de Tempo Integral (EETI) Bilíngue Professor Djalma da Cunha Batista, localizada na zona sul de Manaus, primeira escola pública do país a ensinar o idioma japonês, e que tem Termo de Cooperação Técnica Educacional assinado entre a Secretaria de Estado de Educação (Seduc-AM) e a Fundação Japão.

“Este honorável estado do Amazonas possui a maior comunidade japonesa, com cerca de 30 mil descendentes japoneses, além das mais de 40 empresas japonesas atuando no Polo Industrial, gerando mais de 15 mil empregos diretos, e milhares de pessoas beneficiadas por essas empresas. E esta encantadora cidade, por iniciativa do governo estadual, Manaus é a única cidade com duas escolas bilíngues do idioma japonês, como cônsul gostaria de expressar meus sinceros agradecimentos”, comentou Masahiro Ogino, cônsul-geral do Japão.

Estiveram presentes no evento Hajime Hattori, presidente da Associação Nipo-Brasileira da Amazônia Ocidental; Marcelo Pereira, superintendente interino da Suframa, e demais representantes da cultura japonesa, assim como diretores das empresas da Zona Franca de Manaus e autoridades.

RELACIONADOS