Mais previsões: Tempo em Rio de Janeiro
Pesquisar
Close this search box.

Governo anuncia asfaltamento de ramal que beneficiará aldeias Mura em Autazes

Com um alegre ritual de boas-vindas, o governador em exercício, Carlos Almeida, e secretários estaduais, foram recebidos neste sábado (27/07) por índios Mura das Aldeias São Félix e Cuia, no município de Autazes (a 113 quilômetros de Manaus). Na oportunidade, Carlos Almeida anunciou o asfaltamento do ramal que atende à Aldeia São Félix, além de assumir o compromisso de asfaltamento de um segundo ramal, para ampliar as vias de deslocamento das comunidades indígenas.

No último dia 17 de julho, Carlos Almeida recebeu representantes das duas aldeias na Sede do Governo, quando ouviu as demandas dos Mura por infraestrutura. Foi quando o vice-governador se comprometeu a visitar os indígenas. Mas a maior demanda dos Mura, das aldeias São Félix e Cuia, é pelo pagamento de indenização por terem tido terras cortadas pela Estrada de Autazes, uma dívida histórica que se arrasta desde a década de 1990.

“Estamos aqui anunciando as entregas que o Governo já pode fazer. Vamos asfaltar um ramal (São Félix) e temos projeto para asfaltar um segundo (Marechal Rondon). Sobre essa dívida histórica que o Estado do Amazonas tem com vocês, de indenização por terras utilizadas para construir a Estrada de Autazes, tenham certeza que não vamos virar as costas para vocês”, destacou Carlos Almeida.

Atenção aos povos indígenas

O cacique Fábio Androeza, da Aldeia São Félix, ressaltou que pela primeira vez um governador vai até os Mura ouvir as demandas locais. “Procuramos o Governo em fevereiro para pedir o asfaltamento de nosso ramal e, apesar do Governo ter pouco mais de seis meses, já nos deu uma resposta, com trabalho”.

O cacique José Roberto, da Aldeia Cuia, aproveitou a presença do governador em exercício para pedir o asfaltamento que atende seus aldeados, o Ramal Marechal Rondon. Na oportunidade, o secretário de Infraestrutura, Carlos Henrique Lima, apresentou o projeto para o asfaltamento. O próximo passo será licitar obra para que o serviço inicie ainda neste ano. O ramal, segundo o cacique, tem por mais de 4 quilômetros de extensão.

RELACIONADOS