O governador do Estado, Wilson Lima, participou, nesta sexta-feira (14/06), em Manacapuru (a 98 quilômetros de Manaus em linha reta), da solenidade de lançamento do projeto social “Internacional Futebol Clube”, uma parceria da Secretaria da Juventude, Esporte e Lazer (Sejel) e a Prefeitura de Manacapuru. A cerimônia contou ainda com a presença do secretário da Sejel, Caio André, e da secretária Nacional da Juventude, Jayana Nicaretta da Silva.
O projeto de inclusão dos jovens no esporte funcionava há três anos de maneira informal, no conjunto Ataliba, reunindo cerca de 100 jovens em seis categorias de futebol. “O meu compromisso é com essa juventude. São eles que vão ajudar a construir o amanhã no Amazonas. Eu entendo que não há caminho mais certo para garantir a segurança do que investir na juventude, dar oportunidade para o jovem, perspectiva de geração de emprego e renda e é assim que nós estamos trabalhando”, afirmou o governador.
Wilson Lima destacou as vantagens de investimentos na área social e do esporte. “Garantir que jovens como esses estejam participando de uma atividade esportiva dá tranquilidade para os pais, porque no momento que o jovem começa a praticar uma atividade coletiva, como é o futebol, eles começam a entender a importância de trabalhar em equipe, desenvolvem a disciplina. O que a gente está fazendo aqui não é só melhorando o condicionamento físico ou descobrindo talentos, quando o Governo do Estado investe em projetos como esse, está formando cidadãos, que estão sendo preparados não somente para jogar futebol, mas para enfrentar o mundo”.
Segundo o secretário da Sejel, Caio André, o projeto “Internacional Futebol Clube” trabalhava de forma filantrópica e agora recebe o apoio do Executivo Estadual. “Hoje, o Governo do Estado está abraçando esse projeto com a entrega de materiais esportivos, trazendo profissionais para auxiliar na orientação dessas crianças e jovens. É isso que o governo tem feito: ido até onde o povo está”, observou secretário.
“É importante essa ligação entre o Governo Federal, Estadual e Municipal. Com certeza isso fortalece a política pública, as ações das três esferas”, afirmou a secretária Nacional da Juventude, Jayana Nicaretta da Silva. Ela destacou que tanto a ministra de Estado da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos, Damares Alves, quanto o presidente da República, Jair Bolsonaro, têm insistido para que essas políticas cheguem ao interior e que se dê uma atenção especial ao norte do país. “Estamos conhecendo a realidade da juventude da região para saber de que forma nós podemos ajudar e como trabalhar juntos”, destacou Jayana.