Em janeiro deste ano, cerca de 100 mil pessoas visitaram as Feiras de Produtos Regionais em Manaus, promovidas pelo Governo do Estado, através da Agência de Desenvolvimento Sustentável (ADS). Em comparação ao mesmo período do ano passado, as feiras obtiveram um aumento de quase 30% no número de visitação (70.379, em janeiro de 2018). As oito edições semanais, além de uma quinzenal, movimentaram cerca de R$ 1.582.512,50 em recursos.
Segundo o presidente da ADS, Flávio Antony Filho, o trabalho conjunto da agência em melhorar a estrutura das feiras tem impactado diretamente no aumento de público e na garantia de venda para os produtores rurais.
“Até a segunda quinzena de fevereiro, estamos realizando o recadastramento de todos os participantes das feiras. A atualização desses dados é importante para saber a origem dos produtos e garantir segurança aos consumidores”, destacou.
As feiras realizadas no Shopping Ponta Negra e no Centro Associativo dos Suboficiais e Sargentos da Aeronáutica em Manaus (Cassam), se destacam entre as edições que mais movimentam recursos com a comercialização de produtos regionais. Ao todo, 625.736 mil quilos de produtos foram vendidos em janeiro.
Entre os itens das feiras, a venda de hortaliças e frutas lidera o ranking de produtos mais comercializados. Na sequência, está o consumo de alimentação nas feiras por meio do setor de economia solidária com a participação de empreendedores locais ofertando comidas preparadas na hora como tapioca, pé de moleque, tacacá, pastel, entre outros. A venda de pescado e ovos também se destaca.
Agenda de Feiras da ADS:
Terça-feira: Das 16h às 20h, no Sumaúma Park Shopping (Cidade Nova) e Manaus Plaza Shopping (Chapada).
Quarta-feira: Das 16h às 20h, no estacionamento do Shopping Ponta Negra.
Quinta-feira: Das 16h às 20h, no Manaus Plaza Shopping (Chapada) e das 16h às 19h, somente com produtos orgânicos, na sede do Incra (Aleixo).
Sábado: Das 5h às 11h30, no Vitello Frigorífico (Cidade Nova); e das 05h às 12h, no Shopping Ponta Negra (com ala de produtos orgânicos), no Centro Associativo dos Suboficiais e Sargentos da Aeronáutica em Manaus – Cassam (Chapada), e no Comando Geral da Polícia Militar (Petrópolis).