O prefeito de Manaus, David Almeida, visitou, nesta quarta-feira,11/8, a Escola Municipal Padre Mauro Fancello, localizada no bairro Petrópolis, zona Sul, e viu de perto o trabalho realizado pelos educadores da unidade, visando ensinar aos alunos a importância da preservação e conscientização ambiental. A ação foi elogiada pelo chefe do Executivo municipal, que salientou a importância de buscar soluções para combater o aumento da poluição na cidade.
Acompanhado pelo titular da Secretaria Municipal de Limpeza Urbana (Semulsp), Sabá Reis, o prefeito de Manaus destacou as mudanças ocorridas no planeta, nas últimas décadas, em decorrência da poluição produzida pelos homens. Para David Almeida, a virada de chave nessa realidade começa pela educação ambiental ensinada nas escolas.
“Infelizmente, a nossa geração tem falhado na preservação ambiental. Nós temos o mundo de cabeça para baixo em relação às mudanças climáticas. E precisamos trabalhar a base. John Watson dizia: ‘Me dê as crianças, que faço e entrego uma sociedade melhor’. Precisamos ensinar nossas crianças a preservarem os nossos igarapés e rios, para que possamos ter a nossa Amazônia preservada. Eu tenho a convicção de que essas aulas e ensinamentos que nós estamos tendo e trabalhando com as crianças, surtirão efeitos nos próximos anos, e a nossa geração que falhou, certamente será compensada pela consciência ambiental que estamos ensinando às nossas crianças na rede municipal”, enfatizou Almeida.
Mais lixo
O prefeito David informou que nos primeiros seis meses de 2021, a Prefeitura de Manaus recolheu dos igarapés da capital, mais lixo do que havia sido retirado nos últimos dois anos.
“Nunca se sujou tanto os igarapés, nunca se recolheu tanto lixo dos rios, nunca se poluiu tanto. Quando chegamos nos locais, a população não admite que foi ela quem poluiu. Sempre foi o outro. Então, temos que começar com essa conscientização nas escolas. Os professores são os instrumentos para essa mudança. Somente com essa parceria, será possível construir uma cidade melhor”, afirmou o prefeito.