Na próxima segunda-feira(5), a Comissão de Saúde e Previdência (CSP) da Assembleia Legislativa do Amazonas vai realizar uma Audiência Pública virtual para debater medidas que devem ser adotadas, caso haja uma terceira onda no estado. A possibilidade de uma nova onda no Amazonas vem sendo tratada devido ao cenário da pandemia em parte da Europa, que atualmente está com saturação do sistema de saúde.
Segundo a presidente da Comissão de Saúde, Dra. Mayara Pinheiro Reis (Progressistas), é necessário que os órgãos de controle e da saúde estejam prevenidos e preparados para um possível novo colapso da saúde em decorrência do novo coronavírus, como vem ocorrendo na Alemanha, França e Itália.
“A SES-AM vai ter a oportunidade de mostrar para sociedade amazonense e para todos os órgãos de controle seu planejamento para um eventual novo momento de colapso aqui no estado. A gente espera que não tenha, mas precisamos nos antecipar e mostrar para população que estamos atentos enquanto órgãos de controle e cobrando para que um planejamento efetivo e que seja mostrado em tempo hábil”, pontuou em plenário.
Devem participar da audiência, além dos membros titulares da comissão, o Ministério Público do Estado (MPAM), Defensoria Pública (DPE-AM), a Fundação de Vigilância em Saúde (FVS-AM), a Secretaria de Estado de Saúde (SES-AM), a Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), Fiocruz e demais autoridades.
A audiência pública virtual iniciará às 10h com transmissão nas redes sociais e Youtube da Aleam.