O vice-governador do Amazonas, Carlos Almeida (PRTB), destacou a importância da contração direta dos técnicos de enfermagem pelo Governo do Estado, o que vai dar mais transparência e celeridade na efetivação dos vencimentos dos profissionais da saúde.
A contração direta dos profissionais de enfermagem iniciou na manhã desta quarta-feira (8), e mais de 1,5 mil técnicos de enfermagem participaram do cadastramento para a contratação direta promovida pela Secretaria de Estado de Saúde (Susam), durante o período da manhã.
De acordo com o vice-governador, a medida anunciada pelo Governo é uma estratégia para solucionar o problema do repasse de salários dos servidores terceirizados.
“Esses trabalhadores puderam comparecer no Centro de Convenções Vasco Vasques, localizado no bairro Flores, zona Centro-Sul de Manaus, onde cumpriram as etapas do processo de contratação junto à Secretaria de Administração (Sead), a Procuradoria-Geral do Estado (PGE) e a Susam”, disse o vice-governador.
Carlos Almeida disse que, a partir da contratação direta, aproximadamente 3 mil técnicos passam a se enquadrar no regime de servidores estaduais temporários do Estado.
“O atendimento, que segue até dia 17 de janeiro, das 8h às 17h (exceto no domingo, 12/01). O Governo do Estado, com muita responsabilidade, montou uma força-tarefa entre Secretaria de Estado de Saúde, Secretaria de Administração, Procuradoria Geral, além de um posto avançado do Bradesco, de onde a gente dá todo suporte e apoio”, ressaltou Carlos Almeida.
Segundo o vice-governador, a contratação é exclusiva para os trabalhadores terceirizados que já atuam na rede. “Os trabalhadores passarão a receber na folha do Estado, sem atrasos. Eles já saem com a conta do Bradesco, com o contrato em mãos e vão receber em dia. Então para nós é motivo de satisfação”, avaliou o vice-governador.
A lista de documentos e a ficha de cadastro para a contratação podem ser obtidas no site da Secretaria de Estado de Saúde (saude.am.gov.br). As unidades também divulgarão as informações entre os trabalhadores.
Contratação – Os técnicos de enfermagem terão que ir ao Vasco Vasques no horário fora de seus plantões. O contrato será em Regime Temporário (RET). O embasamento para a medida é a Lei 2.607/2000 e suas alterações aprovadas pela Assembleia Legislativa em dezembro de 2019. A legislação dispõe sobre a contratação de pessoal por tempo determinado para atender à necessidade temporária de excepcional interesse público.
Os profissionais estarão sob avaliação periódica, e a renovação dos contratos deles levará em consideração a qualidade dos serviços prestados pelos mesmos. A avaliação será realizada pelos gestores das unidades em que eles vão atuar.