O vice-governador do Amazonas Carlos Almeida (PRB) destacou nesta terça-feira (13), os esforços em prol da dignidade humana pela aplicação 100% do Teste do Pezinho às milhares de crianças que nascem todos os anos em Manaus.
“Várias mãos, esforços unidos em prol da dignidade humana. O Governo do Amazonas, a Prefeitura de Manaus, o Ministério Público do Estado e Hemoam, juntos pela aplicação 100% do Teste do Pezinho”, destacou o vice-governador.
A portaria para implantação, na rede pública de saúde do Amazonas, do Sistema de Gerenciamento de Informação do Teste do Pezinho (GITP), foi assinada na sede do Ministério Público do Estado do Amazonas (MP-AM).
A implantação do sistema é uma articulação entre Governo do Estado e Prefeitura de Manaus, intermediada pelo MPE-AM, com vistas a aumentar a cobertura do exame a partir do acompanhamento do fluxo de atendimento e a busca ativa de crianças que não realizaram o teste na maternidade. Cerca de 25% dos recém-nascidos recebem alta das maternidades sem realizarem o teste do pezinho.