Mais previsões: Tempo em Rio de Janeiro
Pesquisar
Close this search box.

Amazonas fecha agosto com saldo positivo de trabalhadores admitidos, informa Caged

Média de crescimento de contratações no Estado foi de 0,42%, acima da média nacional, que ficou em 0,31%

O Amazonas está entre os estados com o maior percentual de crescimento do saldo positivo entre trabalhadores admitidos e demitidos, ficando à frente de estados como o Rio de Janeiro e São Paulo, com o saldo do mês de agosto positivo em 1.905 trabalhadores, de acordo com os dados divulgados pelo Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), do Ministério da Economia, nesta quarta-feira (25/09). A variação positiva ficou em 0,42%, acima da média de crescimento nacional, que ficou em 0,31%.

Segundo a secretária de Estado do Trabalho do Amazonas, Neila Azrak, a recuperação gradativa do emprego e do crescimento econômico se dá após um primeiro semestre repleto de desafios, uma vez que o estado, no acumulado de janeiro a agosto deste ano, teve o saldo de contratações positivo em 9.292 admissões. No mesmo período de 2018, o saldo foi positivo, porém em apenas 2.091 contratações.

“Tivemos uma resposta significativa de parceiros da iniciativa privada que procuram a expertise em recursos humanos da Setrab na intermediação de vagas e crescemos significativamente em atendimentos e contratações. Nossa maior intenção com serviço oferecido é ajudar aos interessados neste encontro – o candidato ideal a encontrar o empregador ideal e vice-versa”, comemorou a secretária.

Entre os municípios que mais admitiram formalmente, destacam-se, Manaus, seguido de Manacapuru, Itacoatiara, Iranduba e Tefé. Com relação aos setores da economia que mais contribuíram para o saldo positivo de trabalhadores admitidos no mês de agosto no Amazonas, os destaques são o setor de Serviços, seguido da Construção Civil, o Comércio e a Indústria de Transformação.

O comércio, embora tenha fechado o mês de agosto com um saldo positivo, no saldo do acumulado do ano, ainda registra mais demissões do que admissões em 2019. No entanto, a expectativa é positiva para esse setor, tendo em vista as contratações já em torno das datas comemorativas do Dia das Crianças e Natal.

“Tendo em vista que, historicamente o mercado de trabalho apresenta maior crescimento no número de admissões no 2º semestre de cada ano, principalmente no último trimestre, o cenário é de grande otimismo para quem procura uma oportunidade de inserção ou reinserção no mercado de trabalho no Estado do Amazonas”, avalia o secretário executivo de Estado do Trabalho, Almir Albuquerque.

Regiões e estados – Pelo quinto mês seguido, o Brasil teve saldo positivo no emprego formal. Em agosto, a expansão foi de 121.387 vagas, decorrente de 1.382.407 admissões e de 1.261.020 desligamentos. O resultado de agosto é equivalente à variação de 0,31% em relação ao estoque no mês anterior, o melhor registro no mês de agosto no Caged desde 2013.

As cinco regiões apresentaram saldo de emprego positivo em agosto: Sudeste (51.382 postos, com variação positiva de 0,25%); Nordeste (34.697, 0,55%); Sul (13.267, 0,18%); Centro-Oeste (11.431, 0,35%) e Norte (10.610, 0,59%). Das 27 Unidades Federativas, 25 tiveram saldo positivo.

RELACIONADOS