Seduc já iniciou diálogo com representantes dos sindicatos dos servidores da educação
O governador Wilson Lima reafirmou que vai manter o compromisso de pagar, em março, a data-base de 2019 dos servidores da Secretaria de Estado da Educação e Qualidade do Ensino (Seduc), que já iniciou diálogo com representantes dos trabalhadores do setor. De acordo com o governador, honrar compromissos assumidos e não gastar mais do que o estado arrecada é prioridade da sua administração.
“Promover e fortalecer a educação é o que mais quero. Quando a educação falha é o sistema que falha como um todo. Não existe nenhuma sociedade bem desenvolvida sem educação. Ela transforma a vida das pessoas. E é preciso garantir a valorização dos profissionais e dar melhores condições de trabalho”, afirmou o governador durante evento de abertura do ano letivo, na última sexta-feira (01/02), no Centro de Convenções Vasco Vasques, zona centro-sul de Manaus.
Além de reafirmar o compromisso de pagar a data-base 2019 dos profissionais da educação, Wilson Lima destacou que o reajuste salarial de 9,38% foi pago em janeiro.
“A administração anterior tentou nos amarrar de todas as formas, sobretudo financeira. Travar nossas ações pra ver se o estado vira um caos. Mas nós estamos trabalhando todos os dias para romper essas amarras, para honrar compromissos e valorizar os servidores e também melhorar a vida do cidadão”, disse governador.
O secretário da Seduc, Luiz Castro, já reuniu com representantes dos Sindicatos dos Trabalhadores em Educação do Estado do Amazonas (Sinteam) e dos Professores e Pedagogos de Manaus (Asprom-Sindical) e do Movimento de Vigilantes, Administrativos e Serviços Gerais (Vamseg). O objetivo foi conhecer as pautas de interesse das categorias.
A reunião foi realizada no dia 21 de janeiro, logo após a posse do novo secretário, e marcou o início de um diálogo contínuo com todos os representantes de categorias. “Nós estamos aqui para dialogar e conduzir os trabalhos de maneira diferente. Queremos ouvir, compreender e construir, na medida do possível, coletivamente”, ressaltou Luiz Castro.
O secretário ouviu as demandas sobre o plano de saúde, reformulação do Plano de Cargos, Carreiras e Remuneração (PCCR) e representatividade nos conselhos da área de educação.
Além do titular da pasta, o secretário Executivo Adjunto, Luís Fabian Barbosa, o secretário Executivo Adjunto da Capital, Bibiano Filho, a secretária executiva Adjunta do Interior, Ana Maria Freitas e o secretário Executivo Adjunto Pedagógico, Raimundo Barradas, participaram da reunião.
Diálogo – Para os representantes, a primeira reunião com o secretário da Seduc-AM foi o primeiro passo para um modelo de gestão diferente, que dialogue com as categorias. “Ficamos felizes em saber que, desde o início, vamos ter esse espaço para nos comunicar com o Executivo. Nós vamos cobrar, mas também estamos dispostos a conversar e chegar no consenso quando necessário”, afirmou a presidente do Sinteam, professora Ana Cristina Rodrigues.
Com demandas referentes ao trabalho das merendeiras, auxiliares administrativos e vigilantes, Eliane Guedes, da Vanseg, destacou o encontro como uma oportunidade para iniciar a melhoria das condições de trabalho das categorias. “Essa conversa inicial em que nós podemos falar é importante para nós, que muitas vezes não temos espaço nas discussões”, ressaltou.
Entre as representações, a coordenadora geral da Asprom Sindical, professora Elma Sampaio, também se mostrou satisfeita com o primeiro encontro. “Ficamos honrados de ser recebidos já no primeiro dia. Solicitamos uma reunião antes mesmo do secretário assumir e já fomos atendidos e agora queremos ouvir e, posteriormente, ser ouvidos também”.