O governador Wilson Lima foi até a Base Aérea de Manaus, na zona sul, na tarde desta segunda-feira (02/09), receber a comitiva interministerial que vai reunir com os governadores dos estados da Amazônia Ocidental: Acre, Amazonas, Rondônia e Roraima. A reunião será realizada amanhã (03/08), às 10h, na sede do Governo do Amazonas, bairro Compensa II, zona oeste da capital.
Na comitiva estão os ministros da Casa Civil da Presidência, Onyx Lorenzoni; do Meio Ambiente, Ricardo Sales, e da Defesa, general do Exército, Fernando Azevedo e Silva. Também integram o grupo o secretário geral da Presidência, Jorge Antônio de Oliveira, o presidente do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), Eduardo Fortunato Bim, o presidente da Fundação Nacional do Índio (Funai), Marcelo Augusto Xavier da Silva, e o presidente do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra), general do Exército, João Carlos de Jesus Correia.
Os governadores do Acre, Gladson Cameli, de Roraima, Antônio Denarium, e de Rondônia, Marcos Rocha, confirmaram presença no encontro. A reunião em Manaus será para discutir medidas de combate a queimadas e propostas para o desenvolvimento sustentável da Amazônia.
“Nessa reunião nós vamos tratar sobre as ações que já estão sendo tomadas no estado do Amazonas e nos outros estados, para combater o desmatamento e também as queimadas. Agora, mais importante que tudo isso é começar a pensar no futuro, porque ano que vem nós vamos ter uma situação muito parecida se nada, nenhuma ação efetiva for tomada”, disse Wilson Lima.
O governador reafirmou que também é preciso avançar nas discussões sobre desenvolvimento sustentáve. “Nós precisamos avançar em algumas questões que há muito tempo não tiveram os encaminhamentos necessários, como regularização fundiária, zoneamento ecológico-econômico, estrutura mínima de produção e desenvolvimento sustentável para algumas regiões, o fomento para algumas cadeias, para que efetivamente a gente possa dar condições de sobrevivência para o cidadão que mora aqui”, frisou.
Wilson Lima destacou, ainda, que será mais uma oportunidade de fortalecer a defesa da Zona Franca de Manaus. “É um momento também muito importante para falar do maior projeto de preservação da Amazônia que é a Zona Franca de Manaus, um modelo de desenvolvimento regional que ajudou a proteger a floresta ao longo dos anos”, ressaltou.
Amazônia Oriental – A comitiva federal veio de Belém (PA), onde hoje reuniu com os governadores da Amazônia Oriental: Pará, Amapá, Mato Grosso, Tocantins e Maranhão. Eles discutiram o fortalecimento do monitoramento, fiscalização, regularização fundiária, Fundo Amazônia e desenvolvimento do Sustentável na capital paraense.
A agenda dos ministros é um desdobramento da reunião da última terça-feira (27/08), em Brasília (DF), do presidente Jair Bolsonaro com governadores dos estados da Amazônia.