Mais previsões: Tempo em Rio de Janeiro
Pesquisar
Close this search box.

Governo do Amazonas oferece emissão de documentos em Tabatinga

Proposta da ação, que acontece em mais uma edição do programa Amazonas Presente, é facilitar o acesso da população aos serviços de cidadania

Com serviços como emissão de carteiras de identidade, primeira e segunda vias, e certidões de nascimento, além de itens necessários para documentação básica, o Governo do Amazonas, por meio da Secretaria de Estado de Justiça, Direitos Humanos e Cidadania (Sejusc) estará, entre os dias 26 e 30 de agosto, no município de Tabatinga (distante 1.106 quilômetros de Manaus), em mais uma edição do programa Amazonas Presente.

A ação será realizada no prédio do Centro de Educação Tecnológica do Amazonas (Cetam) de Tabatinga, localizado na avenida Pernambuco, s/nº, das 8h às 16h. No local, a população poderá solicitar emissão de 1ª e 2ª vias de RG e 2ª via de certidão de nascimento.

De acordo com a titular da Sejusc, Caroline Braz, o projeto “PAC em Movimento”, que oferece a documentação gratuita, tem o intuito de descentralizar os serviços ofertados nas unidades de Pronto Atendimento ao Cidadão (PACs), principalmente em municípios do interior.

“Garantir o acesso das pessoas à documentação é também garantir a cidadania”, frisa a titular da pasta. “Com a documentação, a pessoa tem acesso aos seus direitos, como a educação, serviços de saúde e benefícios sociais”.

Documentos necessários – Para solicitar a primeira via da identidade, é preciso apresentar certidão de nascimento ou casamento, três fotos 3×4 e comprovante de endereço; já para a segunda via, é preciso levar duas fotos 3×4, certidão de casamento ou nascimento e um comprovante de endereço. Se o solicitante for menor de idade, deverá ir acompanhado dos pais ou responsáveis.

Amazonas Presente – Lançado no dia 23 de maio, pelo governador Wilson Lima, o programa “Amazonas Presente” visa levar os serviços oferecidos pelos órgãos estaduais para mais próximo da população. A proposta é chegar aos 61 municípios do interior.

Durante a ação itinerante, em cada sub-região do estado, o governador montará um gabinete provisório, a cada dois meses. Parintins, Nhamundá, Boa Vista do Ramos e Barreirinha, no Baixo Amazonas, foram os primeiros municípios a receber as ações do programa.

RELACIONADOS