O Festival Cultural das Tribos Indígenas do Alto Rio Negro (Festribal) que acontece nos dias 30 de agosto a 3 de setembro, em São Gabriel da Cachoeira, cidade distante 852 quilômetros de Manaus, deve atrair um público de mais de 15 mil pessoas.
O evento cultural que vai promover o maior encontro de etnias indígenas, já é considerado o maior do Alto Rio Negro, por sua grandiosidade de espetáculos e apresentações que acontecem em quatro dias de festividade.
São Gabriel da Cachoeira, que é conhecida como “Cidade Morena”, se prepara para receber o maior número de turistas. Sempre hospitaleira, a cidade vem ganhando as cores e a cara de um dos maiores festivais indígenas do Brasil.
Durante o evento, na cidade que se encontra no Alto Rio Negro e faz fronteira com a Venezuela e Colômbia, diversas apresentações serão feitas pela Associação Cultural Tribo Tukano e das Associações Culturais Baré e Filhos do Rio Negro.
O presidente da agremiação Tukano, Guedes Gonzaga, disse que o Festribal é um festival que leva as mais diversas apresentações da Região, com danças e promovendo o maior encontro das etnias no Alto Rio Negro.
“No evento trazemos a cultura local e apresentamos a diversidade cultural dos povos indígenas do Amazonas”, disse.
Línguas
Além do português, o município possui quatro línguas cooficial: Yanomami, Nhenguatu, Baniwa e Tukano.
Show de artistas
O festival, além das apresentações locais, que terão performances de encher os olhos de brilhos, terá a apresentação do forrozeiro Wesley Safadão, Damares, João Victor e Rodrigo, Forró Ideal, David Assayag e Guto Lima.