O prefeito de Manaus, David Almeida, deu a ordem de serviço, nesta quinta-feira, 17/8, para o início da pavimentação de 10 quilômetros do ramal Água Branca 1, localizado no quilômetro 32, da rodovia AM-010. Os serviços serão executados por meio da Secretaria Municipal de Infraestrutura (Seminf), com a meta de recuperar a principal via de acesso à comunidade, por onde os moradores fazem, diariamente, o escoamento de produtos agrícolas, fomentando a produção familiar na zona rural da capital.
Durante a cerimônia que reuniu autoridades e comunitários, David Almeida destacou que o projeto de infraestrutura visa melhorar a qualidade de vida dos moradores da região e impulsionar o desenvolvimento local.
“Há 57 anos que a comunidade esperava essa notícia e nós vamos asfaltar os 10 primeiros quilômetros desse ramal, para que, em uma segunda fase, a gente possa concluir. Esse é um trabalho da prefeitura com sua administração própria, que vai mudar a realidade das pessoas que vivem nesse ramal. Nós estamos fazendo o asfalto tanto na cidade quanto na zona rural, priorizando os ramais onde nós temos as escolas que também estão sendo reformadas, levando ainda mais melhorias à comunidade”, disse Almeida.
Serão realizados os serviços de terraplanagem, a fim de nivelar o terreno e deixá-lo plano, para receber a aplicação de asfalto. Os produtores rurais estavam prejudicados pelas dificuldades enfrentadas no ramal para conseguir escoar seus produtos por conta das péssimas condições da via. A meta é recuperar toda a extensão do ramal.
“Antes, eu era feirante e andava em ramais iguais a este, para comprar as verduras. Sei bem das dificuldades dos produtores agrícolas. Só tenho a agradecer ao prefeito David que me confiou esta missão, de trazer também a dignidade para os moradores da zona rural, e poder proporcionar a eles, a mesma qualidade de pavimentação feita na área urbana”, relatou o secretário de Obras, Renato Junior.
Durante discurso no evento, Renato Junior se direcionou às crianças, estudantes da escola municipal Joana Vieira. “Vocês não vão mais precisar colocar saco até o joelho para andar na chuva, quando passar um caminhão não vai mais entrar poeira no olho. Quando vocês, crianças, forem para as atividades de exposição da feira de ciências, não vão mais cair com o trabalho na lama, porque o prefeito determinou o asfaltamento de mais de 10 quilômetros de extensão deste ramal”, salientou.
Relatos
Na comunidade, centenas de famílias dependem do cultivo e venda de pimentão, cheiro-verde, cebolinha, tomate, laranja, limão e mamão. Os produtores rurais estavam prejudicados pelas dificuldades enfrentadas no ramal para conseguir escoar seus produtos por conta das péssimas condições da via.
“Aqui nós temos uma escola, temos produtores agrícolas e mais de mil moradores. Há mais de 50 anos que a comunidade não recebia asfalto dessa qualidade. Não tenho palavras para agradecer ao prefeito David Almeida e ao secretário de Obras, Renato Junior. Eu até passei a noite acordado, sem conseguir dormir, porque esse era um sonho antigo e, graças a essa gestão, está sendo realizado”, mencionou, emocionado, o comerciante Manoel Júnior, de 33 anos.
“Aqui era muito buraco e lama, muitas das vezes tivemos que abandonar o ônibus com as crianças que estudam aqui, mas agora com esse benefício não teremos mais problema de os ônibus escolares atolarem ou quebrarem. O prefeito David Almeida e o secretário Renato visitaram a nossa comunidade e prometeram o recapeamento e, agora, estão aqui cumprindo. Nunca haviam olhado para a nossa zona rural. Só temos a agradecer por todo esse carinho e assistência”, destacou a diretora da escola, Luzia Cavalcante, de 65 anos.