Mais previsões: Tempo em Rio de Janeiro
Pesquisar
Close this search box.

Prefeito reinaugura mais duas unidades de saúde na zona Norte de Manaus

O prefeito de Manaus, David Almeida, reinaugurou mais duas unidades de saúde que foram totalmente revitalizadas, na zona Norte da capital, na tarde desta segunda-feira, 31/7. As Unidades de Saúde da Família (USF) N-03 e N-30, referência de Atenção Primária em Saúde (APS) para os moradores da comunidade Alfredo Nascimento e Terra Nova, passaram por obras de melhoria e manutenção nas áreas interna e externa, incluindo pintura, renovação da cobertura e jardinagem, e, ainda, receberam novos equipamentos e mobiliário.

David Almeida fez questão de ressaltar a grande quantidade de entregas que estão sendo realizadas pela gestão municipal visando sempre melhorar a qualidade de vida da população.

“São escolas, creches, Cras, UBSs, ruas, centros esportivos, tudo isso nós estamos entregando. Temos entre oito e nove unidades porte 4, que são mini-hospitais, temos as carretas da mulher que entregamos na semana passada, nós temos um volume de trabalho muito grande para entregar à população. A cada dia, estamos trabalhando para melhorar ainda mais o nosso atendimento à população e entregar melhores serviços públicos, nesse caso específico na área de saúde”, enfatizou.

A revitalização das 68 unidades de pequeno porte da rede assistencial da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa) está prevista no plano de obras da prefeitura e todas deverão ter sido modernizadas até o final deste ano, por meio de Parceria Público-Privada (PPP). Além das duas entregues nesta segunda-feira, outras oito serão oficialmente reabertas ao longo da semana, sendo duas por dia, de terça a sexta-feira, 1° a 4/8. Com isso, o número de unidades do tipo, revitalizadas e já entregues à população na atual gestão, vai chegar a 48.

Para a titular da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), Shadia Fraxe, os grandes beneficiados com essas entregas são os moradores de bairros e zonas que antes eram esquecidos pelo poder público.

“O prefeito vai entregar 68 unidades deste porte até o final da sua gestão. Dessas, 48 estão completamente já revitalizadas e hoje a gente está entregando duas. Uma servindo o bairro do Alfredo Nascimento e a outra a comunidade da Terra Nova. Em cada unidade dessas, são atendidas uma média quatro mil famílias com atendimento médico de enfermagem, coleta de preventivo, sala de nebulização. Todo o serviço que é da atenção básica, nós estamos fazendo e graças ao prefeito David Almeida. A gente consegue revitalizar e melhorar o acesso à população, para que ela seja atendida com muito mais acolhimento, e tendo as condições físicas aqui do local, até os profissionais ficam bem também”, completou.

Serviços

Classificadas como porte 1B, essas USFs seguem o padrão de 132 metros quadrados de área construída e contam com uma equipe de Estratégia Saúde da Família (ESF) formada por médico, enfermeiro, cirurgião-dentista, assistente de saúde bucal, técnicos de enfermagem e agentes comunitários de saúde, responsáveis pelo atendimento de quatro mil famílias residentes em suas áreas de abrangência.

Os serviços ofertados incluem consultas médicas, de enfermagem e odontológicas, coleta de exame preventivo do câncer do colo do útero, coleta de material para exame laboratorial, aplicação de vacinas do calendário básico, aferição de pressão arterial e glicemia capilar, retirada de pontos, realização de curativos, dispensação de medicamentos e outros serviços básicos.

Além do trabalho de revitalização das pequenas USFs, a Prefeitura de Manaus está dando andamento a um grande programa de reformas, construções para ampliar a cobertura da rede de atenção básica na capital, incluindo a de unidades de saúde de grande porte, com 1,2 mil metros quadrados e capacidade para 1,2 mil atendimentos por dia. As unidades começam a ser entregues ainda neste semestre.

As intervenções na estrutura física da rede municipal de saúde visam o aumento da qualidade dos serviços oferecidos, maior segurança nos procedimentos realizados e mais conforto aos usuários. As melhorias também contribuem para o aprimoramento dos processos de trabalho que impactam nos indicadores da saúde básica, responsáveis por garantir a Manaus o primeiro lugar no ranking de capitais do programa nacional “Previne Brasil”, nas últimas cinco avaliações.

RELACIONADOS