Mais previsões: Tempo em Rio de Janeiro
Pesquisar
Close this search box.

Prefeitura de Manaus e secretários nacionais discutem novos projetos para a área de assistência social

Buscando fortalecer a Rede de Proteção Social da capital amazonense, a Prefeitura de Manaus, por meio da Secretaria Municipal da Mulher, Assistência Social e Cidadania (Semasc), reuniu-se, nesta quarta-feira, 19/4, com os secretários nacionais de Assistência Social, André Quintão, e de Segurança Alimentar e Nutricional, Lilian Rahal, do Ministério de Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome (MDS), para discutir o desenvolvimento e a aplicação de novos projetos voltados para a assistência social manauara. O encontro foi realizado na sede do Centro de Cooperação da Cidade (CCC), zona Centro-Sul.

“É um momento muito importante para o nosso alinhamento de ideias com o Governo Federal, além de, é claro, discutir a possibilidade de um repasse de recursos para área socioassistencial do nosso município. O que esperamos com a reunião de hoje é conseguir ter acesso aos meios necessários para expandir nossa rede de atendimento aos nossos usuários do Sistema Único de Assistência Social”, destacou Eduardo Lucas, titular da Semasc.

Entre os tópicos discutidos, o desenvolvimento de um Centro de Referência de Assistência Social (Cras) Itinerante Fluvial voltado para o atendimento de comunidades ribeirinhas nos entornos de Manaus recebeu atenção especial. O chamado “Cras sobre as águas”, caso devidamente implantado, ampliará os limites da política de assistência social do município e garantirá o atendimento qualificado e personalizado a famílias localizadas em áreas de difícil acesso na capital.

De acordo com o secretário André Quintão, a reunião foi extremamente produtiva e necessária para que as necessidades e especificidades da realidade manauara fossem melhor compreendidas, algo muito útil no processo de elaboração de novas políticas.

“É importante que estudemos e criemos alternativas de financiamento para que os municípios, em especial Manaus, tenham condições de atender toda a população que precise, incluindo, obviamente, as populações ribeirinhas, comunidades tradicionais e indígenas que necessitam desse processo de busca ativa in loco. Nesse sentido, a reunião foi muito boa e agora iremos buscar alternativas, utilizando, inclusive, recursos que possam ser reprogramados por meio da autorização do ministério”, concluiu Quintão.

Além do ambicioso projeto, as discussões também abrangeram planos para a ampliação das Cozinhas Comunitárias de Manaus, por meio de ações intersetoriais e possíveis novas parcerias para contribuir com os trabalhos realizados pela “Campanha de Combate à Exploração do Trabalho Infantojuvenil nas Ruas de Manaus”, a maior já desenvolvida pela Prefeitura de Manaus no combate ao trabalho infantil e uma das mais importantes campanhas socioassistenciais já desenvolvidas pelo poder público municipal.

RELACIONADOS