Dentro da programação do Outubro Urbano, a Prefeitura de Manaus participa nesta terça-feira, 18/10, do projeto “AcessoCidades”, evento virtual com a apresentação do segundo volume do “Guia de boas práticas em mobilidade urbana: estudos de replicabilidade”, uma iniciativa da Frente Nacional de Prefeitos (FNP), com a Confederación de Fondos de Cooperación y Solidaridad (Confocos)/Espanha e a Associazione Nazionale Comuni Italiani (ANCI)/Itália, com cofinanciamento da União Europeia.
O evento acontece às 9h (horário Manaus), com transmissão pelo YouTube e as inscrições antecipadas podem ser feitas no site do Circuito Urbano, iniciativa do Programa das Nações Unidas para os Assentamentos Humanos (ONU-Habitat).
De Manaus, participa o Instituto Municipal de Planejamento Urbano (Implurb), que terá como apresentador o diretor de Planejamento, arquiteto e urbanista Pedro Paulo Cordeiro. Ele fará uma apresentação da iniciativa 1 do guia, de 20 minutos, falando do projeto “Nosso Centro”, e atuará como mediador.
“A participação da prefeitura, via Implurb, vai apresentar o programa ‘Nosso Centro’, lançado ano passado pelo prefeito David Almeida, que prevê intervenções para revitalização e reestruturação urbana e de infraestrutura na área central, a mais antiga da capital, em cinco etapas. E a mobilidade ativa está inserida no primeiro eixo estratégico, o ‘Mais Vida’”, antecipou Cordeiro.
A caminhabilidade e a ciclomobilidade são dos pontos centrais na reabilitação do território. “Vale ressaltar que o Centro é uma área planejada, onde a cidade tem algumas das melhores calçadas, arborização e equipamentos. E queremos potencializar com a reabilitação. E tudo inicia com os primeiros projetos do Mirante e Largo da Ilha de São Vicente. Com a criação do largo teremos mais caminhabilidade, e não só de quem vai passear, mas de pedestres que cruzam o Centro a pé”, destacou o diretor.
O evento virtual quer contribuir para que políticas urbanas de mobilidade sejam replicadas, descrevendo experiências e oferecendo caminhos e pontos de atenção para a sua adaptação e implementação por municípios brasileiros, visando o desenvolvimento sustentável e o combate às desigualdades.
Participam ainda a prefeita de Praia Grande (SP), Raquel Chini, que fará a abertura institucional como vice-presidente de Mobilidade Ativa da FNP; e Pilar Blanco Rodriguez, adida de Cooperação da União Europeia no Brasil.
A segunda iniciativa do guia a ser apresentada será a “Mais Vida nos Morros de Recife”, por Marcos Toscano, secretário de Inovação Urbana de Recife.
Guia
O documento visa contribuir para a replicabilidade de três políticas urbanas e de transporte voltadas à promoção da acessibilidade e redução de desigualdades: planejamento de bairros, financiamento do transporte público por não usuários e transporte público sob demanda, descrevendo experiências anteriores e oferecendo caminhos e pontos de atenção para a sua adaptação e implementação por municípios brasileiros.
Perfis
Pedro Paulo Cordeiro é arquiteto e urbanista pelo Instituto Luterano de Ensino Superior de Manaus, especialista em sustentabilidade urbana, tem experiência na coordenação e estruturação de projetos de desenvolvimento e planejamento urbano, com passagem por diversos órgãos do poder público. Atualmente, é diretor de Planejamento do Implurb.
Marcos Toscano é formado em Direito pela Universidade Federal de Pernambuco e mestre em Filosofia pela UnB. É especialista em Políticas Públicas e Gestão Governamental do Ministério da Economia, tendo ocupado diversas posições de Direção no Ministério de Ciência, Tecnologia e Inovação. Foi secretário-executivo da Assessoria Especial e representação institucional da Prefeitura da Cidade do Recife. Atualmente, é secretário executivo de Inovação Urbana do Recife.