A Prefeitura de Manaus, por meio da Fundação Municipal de Cultura, Turismo e Eventos (Manauscult), em parceria com as secretarias municipais de Comunicação (Semcom); de Agricultura, Abastecimento, Centro e Comércio Informal (Semacc); e o Instituto Municipal de Mobilidade Urbana (IMMU), iniciou, nesta sexta-feira, 15/7, o “Arte Pela Cidade”, projeto multicultural que contemplará 21 pontos da capital.
Com duração de 45 dias, a programação conta com mais de 150 atrações locais, e diversos tipos de intervenções artístico-culturais, como apresentações musicais de cantores solo/duo/trio/banda de pequeno porte; apresentações de flash mobs; DJs; apresentações pocket de teatro, dança e circo; arte de rua – break, hip hop, slam de poesia; e apresentações de contação de histórias.
O objetivo é facilitar o acesso da população à cultura e valorizar os artistas locais, explicou o diretor-presidente da Manauscult, Alonso Oliveira, que escolheu o mercado municipal Adolpho Lisboa, Centro, para lançar o projeto, que também serviu para celebrar os 139 anos do “mercadão”, comemorados nesta sexta-feira, 15/7.
“Trata-se de um projeto multicultural, lançado no dia especial de 139 anos do mercado Adolpho Lisboa. São artes integradas, contando com música, dança, hip-hop e arte visual. Até o dia 28 do mês de agosto, estaremos levando o ‘Arte Pela Cidade’, por todas as zonas de Manaus, contando com a participação de mais de 150 artistas locais”, informou.
A animação do lançamento do projeto ficou por conta do “príncipe do brega”, Nunes Filho.
Para o secretário da Semacc, Wanderson Costa, atende a determinação do prefeito David Almeida que é levar arte para pontos turísticos e de circulação de pessoas.
“O maior passo fundamental disso tudo é mostrar a arte que pode, também, ser atrelada com o trabalho, o envolvimento de todo mundo, onde as pessoas passam, onde as pessoas estão ali há tanto tempo, são mais de 20 anos. Existem pessoas aqui nesse espaço que precisam de uma atenção especial, permissionários, as pessoas que estão nos terminais, nas rodovias, em qualquer outro local, também merecem um pouco de dignidade. A Prefeitura de Manaus tem demonstrado isso nas suas ações”, avaliou.
Movimentação
O peixeiro Antônio Maurício, conhecido como “Sassá”, atua no mercado há 30 anos e conta que a iniciativa da Prefeitura de Manaus movimenta não apenas a cultura, mas também o turismo. “O mercado Adolpho Lisboa é um mercado de tradição, que vem turista de todo mundo. Todo mundo que chega em Manaus quer conhecer o mercadão. Eu acho uma iniciativa muito boa”, concluiu.
Acompanhada da pequena Manoella, 9, a fisioterapeuta paulistana, Renata Tadeu, 44, que chegou a Manaus há dois dias, avaliou positivamente a iniciativa, que tem o objetivo de aproximar as pessoas da cultura em suas múltiplas formas.
”Ah! É ótimo! Porque é aqui que têm as pessoas, que vêm atrás de coisas regionais aqui no mercado. O melhor lugar é esse mesmo para chegar e atingir o público. Eu achei muito legal. Eu estava dançando com ela aqui”, comentou a turista.
Para Manoella, conhecer o mercadão durante o lançamento do projeto foi uma experiência incrível. “Gente, vem conhecer Manaus porque é muito legal”, declarou.
Programação
O projeto iniciou nesta sexta-feira, com intervenções em seis pontos da capital: Terminal de Integração (T4) e feira do Produtor, no Jorge Teixeira; feiras da Banana, da Manaus Moderna e mercado Adolpho Lisboa, Centro; e o T5, no São José Operário.
As demais intervenções, que seguem até o dia 28/8, estão previstas para acontecer na feira Eduardo Ribeiro, galerias dos Remédios e Espírito Santo, T1, parque Jefferson Péres (Centro); feira da Aparecida, mercado municipal Walter Rayol, T2, parque Lagoa do Japiim (zona Sul); feira do Nova Cidade, praça do conjunto Viver Melhor e T3 (zona Norte); feira da Compensa, complexo turístico Ponta Negra (zona Oeste); parque dos Bilhares (zona Centro-Sul).