Mais previsões: Tempo em Rio de Janeiro
Pesquisar
Close this search box.

Prefeitura de Manaus realiza feira de empreendedorismo feminino no Centro

A Prefeitura de Manaus, por meio da Secretaria Municipal da Mulher, Assistência Social e Cidadania (Semasc), realizou, nesta quarta-feira, 13/4, a “Feira de Empreendedorismo Elas por Elas”, na praça Heliodoro Balbi (antiga praça da Polícia), no Centro. A atividade faz parte das ações permanentes da Subsecretaria de Políticas Afirmativas para as Mulheres e Direitos Humanos (SPMDH), que envolve as políticas públicas para mulheres.

Trabalhada em parceria com o Fundo de População das Nações Unidas (UNFPA) e o Alto-Comissariado das Nações Unidas para os Refugiados (Acnur), a feira é um evento para fomentar, fortalecer e promover as mulheres empreendedoras ou que desejam empreender, por meio de exposições, oficinas, palestras, culinária, network, aprendizado, experiências, entre outros. O evento também é alusivo ao dia 30 de abril, data que se comemora o Dia Nacional da Mulher.

“Essa feira é uma continuidade de todo o trabalho que realizamos junto às mulheres, o processo de autonomia e protagonismo. No Centro de Referência dos Direitos da Mulher (CRDM) fazemos o acompanhamento de mulheres vítimas de violência e, a partir desse momento de acompanhamento, buscamos trazer autonomia para que possam desenvolver algum tipo de atividade e com isso garantir a sua sobrevivência”, declarou a secretária da Semasc, Jane Mara Moraes.

Para o assistente de Proteção do Fundo de População das Nações Unidas, João Rodrigues, a realização de eventos como esse ajuda a mobilizar ações de apoio e empoderamento das mulheres, para tomar decisões autônomas sobre diferentes assuntos como empregabilidade, saúde, educação, entre outros.

“Ficamos muito felizes em apoiar a Semasc com as iniciativas de fortalecimento dos equipamentos locais, do CRDM, do acolhimento seguro, do Creas Norte, entendendo que o fornecimento de informações que podem salvar vidas são cruciais no combate à violência baseada no gênero. O empoderamento econômico das mulheres também é fundamental para a superação da violência”, afirmou.

Entre os produtos vendidos estão artesanato, produtos indígenas, e, aproveitando a proximidade da Páscoa, diferentes tipos e tamanhos de ovos de chocolate, brigadeiros, entre outros, com preços variados a partir de R$ 5.

Para a empreendedora Sonjela dos Santos, pela primeira vez participando das feiras de empreendedorismo da Semasc, a oportunidade é ótima para garantir uma renda extra para as mulheres.

“Meu trabalho é em cima de datas comemorativas. Como estamos próximos à Pascoa, estou trabalhando com produtos voltados para este momento. Essa feira está sendo um momento de porta aberta, de expansão do meu negócio, então acredito que muitas coisas vão mudar em minha vida a partir de agora”, disse.

A economista Hellen Corrêa estava passando pela praça quando viu a movimentação e decidiu ver os produtos mais de perto. Acabou encontrando a solução para um problema que estava tentando resolver há dias. “A feira me chamou a atenção e vim aqui prestigiar. Achei muito criativa e que traz para nós um incentivo para querer ver e comprar. Eu estava procurando alguém que trabalhasse com biscuit e encontrei aqui. Então foi muito bom”, finalizou.

 

RELACIONADOS